Pages

terça-feira, 31 de março de 2015

Associação AACAZA

A associação AACAZA vem se destacando em Canindé, com a atuação na área social e inclusão de famílias.
Mantém o Projeto com recursos próprios denominado “ Música na nossa vida”, atendendo crianças e adolescentes. O atendimento é gratuito, onde o aluno deve apenas comprar seu instrumento e frequentar regularmente as aulas de música.




Atualmente realizou parceria com o SENAC, promovendo aulas de corte costura e auxiliar de cabelereiro.

“O papel da instituição é promover a cidadania, independente de cor, raça ou religião. O trabalho não pára, e será dado continuidade o trabalho com corte costura em retalhos” - comentou o presidente da instituição Pr. Jorge Gomes.


Fotos do primeiro dia para apresentação de professores e turmas  em parceria com o SENAC. Esteve presente a Secretária de Bem Estar Social Maria Leia dos Santos, que cedeu o local para as reuniões, onde a Prefeitura Municipal mantém também parceria com o SENAC.

Saiba mais sobre os Conselhos Municipais em Canindé

Com a atuação da Secretaria Executiva dos Conselhos, e com  o apoio do Ministério Público e foram ativados os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEAN, o Conselho dos Direitos da Pessoa  Idosa - CMDPI e o Conselho dos Direitos da Mulher – CMDM todos vinculados à A Secretaria de Bem Estar Social. O Conselho de Assistência Social – CMAS é um dos Conselhos que desde 1997, ano de criação a lei e do fundo municipal, tem sido atuante no município.

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
O CNAS foi instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), em 1993, para promover o controle social da política de assistência social e contribuir para o seu permanente aprimoramento, a partir das necessidades da população. 


Algumas de suas principais competências são aprovar a Política municipal de Assistência Social, regular a prestação de serviços públicos e privados de assistência social, zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social e convocar  a Conferência de Assistência Social, acompanhar e fiscalizar os gastos, programas e projetos voltados à assistência social, bem como deliberar, normatizar, e ser consultivo em alguns casos, no tocante à política de assistência social no município.

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEAN, é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. O Conselho tem caráter consultivo e assessora o Prefeito na formulação de políticas e na definição de orientações para que o município garanta o direito humano à alimentação.


O CONSEAN estimula que a sociedade participe da formulação, execução e acompanhamento de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão. Trabalha sobre diferentes programas, como a Alimentação Escolar, o Bolsa Família, a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, a Vigilância Alimentar e Nutricional, entre outros.

terça-feira, 24 de março de 2015

Abertas chamadas públicas para produtores indígena



Estão abertas, até março deste ano, as Chamadas Públicas para apresentação de propostas de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER junto a produtores indígenas de base familiar. Os editais são fruto das parcerias entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As Chamadas são dirigidas ao público indígena que se encontra atualmente em situação de vulnerabilidade social e alimentar e têm como foco principal promover a produção de alimentos básicos às comunidades, com vistas à sua segurança alimentar e nutricional. No caso de produção de excedentes, visa também estimular a geração de renda, sobretudo por meio da facilitação do acesso aos mercados, inclusive institucionais, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).


De forma geral, as Chamadas preveem a prestação de serviços de ATER durante 24 ou 36 meses, de acordo com cada Edital, bem como o aporte de recursos de Fomento para cada projeto produtivo familiar no montante de R$ 2.400,00/família não-reembolsáveis (recursos a fundo perdido). No Estado do Acre, porém, a Chamada Pública contempla apenas o serviço de ATER, sem Fomento a projetos produtivos (dado que sua concepção foi anterior à política de Fomento). No caso do Rio Madeira, a Chamada contempla, além de ATER e Fomento, recursos do PROINF/MDA, como estratégia para reestruturação dos sistemas produtivos locais afetados pela cheia histórica do Rio Madeira em 2013/2014 e a crise sociopolítica no inicio de 2014. Por fim, na Chamada do Semiárido, cabe ressaltar que abrange os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. As Chamadas podem ser acessadas no site do MDA, no endereço www.mda.gov.br/sitemda/chamadas-publicas, na guia "ATER Indígena".Fonte: Fundação Nacional do Índio (Funai)

Ainda lembro

Ainda lembro com saudade a primeira vez,  nosso encontro....nossas conversa, o brilho no olhar.
Nosso primeiro beijo! Eu menina, mas você homem.
 O destino nos separou bruscamente e nunca perdemos a conexão do sentimento que há décadas nasceu.
E quando digo que revirastes a minha vida tenho razão, pois mudaste minha maneira de ver o mundo, não minto!
Demorei muito a entender que às vezes Deus permite para nos provar o quanto somos dele, e quanto o amamos!
Eu não vou recuar nem ceder. Não vou retroceder, vou seguir, prosseguir...
A força vem d´Ele, para todas as nossas ansiedades e fraquezas.

Mas ser feliz e estar ao seu lado, é minha grande conquista!
Ainda lembro...

Informes: Segurança Alimentar e Nutricional



Escolas do RN vão adquirir R$6 milhões em alimentos da agricultura familiar
Mais de 84 mil alunos de 142 escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte terão uma alimentação mais saudável, a partir deste ano. A chamada pública 01/2015 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai levar produtos da agricultura familiar para as escolas da rede estadual dos municípios de Natal, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para enviar a proposta, que terá validade de seis meses a partir da assinatura do contrato.
Para aquisição desses alimentos, serão investidos R$ 6 milhões. O objetivo é adquirir 1,1 milhão itens produzidos no meio rural para a alimentação das crianças nas escolas.
Esses municípios fazem parte da primeira chamada pública do Pnae com nova metodologia. Agora, elas serão realizadas pela Diretoria Regional de Educação (Direc), que englobará vários municípios, em vez de chamadas individuais.
Segundo o delegado federal em exercício do MDA no Rio Grande do Norte, Dário Andrade, esse novo procedimento dará mais transparência aos processos. “Isso nos dá uma ideia da dimensão de produção e temos uma chamada mais transparente, com um período de publicação igual pra todo mundo, e com mais chance do agricultor familiar concorrer também”, esclarece. 

Chamadas pelo Brasil - Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo também estão com chamadas públicas abertas para aquisição de alimentos pelo Pnae. Os municípios beneficiados com as chamadas são: Iúna (ES), com encerramento no dia 13 de fevereiro; Belo Horizonte (MG), com encerramento no dia 19 de fevereiro; Elisiário, Cerqueira César e Serra Negra (SP), com encerramento nos dias 19, 20 e 23 de fevereiro, respectivamente; e Três Corações (MG), com encerramento no dia 04 de março.
Guarulhos se prepara para conferência e adesão ao Sisan
A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveu, junto a gestores municipais, na quarta-feira (11), uma reunião preparatória para a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá em maio.
O objetivo é estimular a participação da sociedade civil (entidades e instituições), que deve atuar conjuntamente na formulação e implementação de programas e ações que constituem a segurança alimentar e nutricional.
“O município de Guarulhos participa com ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), tendo como referência os programas de combate à fome do Fundo Social, Banco de Alimentos, Restaurante Popular, Saúde com Casca e Tudo, Padaria Pão Nosso e Apoio à Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar”, projetos que proporcionam à população uma alimentação saudável e variada, declarou a coordenadora Andrea Grucci.
O desafio da Segurança Alimentar e Nutricional no município é fortalecer e acompanhar a produção, o abastecimento, o consumo, e a globalização de alimentos. “É uma reunião prévia que, além de fortalecer as ações da cidade, vai introduzi-los no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Sisan] e ajudá-los a alcançar essa adesão. O Brasil já aponta transformações sociais que beneficiaram a melhoria na saúde. No ano passado, saímos do Mapa da Fome, reduzindo 82% desde o ano de 2001”, pontuou Patrícia Gentil, coordenadora Geral de Apoio ao Sisan do MDS.
Participaram da reunião, a secretária executiva do Consea, Elaine Bastos; o delegado federal substituto em exercício da MDA, João Antonio Savedra; o membro da Pastoral Negros do Brasil, Edgar de Moura; além de representantes dos órgãos da Defensoria Pública, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Prefeitura de São Bernardo, da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da Grande São Paulo, da Universidade Guarulhos (UNG), do Sindicato da Panificação de São Paulo, secretárias e coordenadoras municipais e representantes das comunidades tradicionais de matrizes africanas, ciganos e indígenas e de entidades cadastradas na Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.
FONTE: Secretaria-Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Bebida de laranja e capim cidreira


Ingredientes

2 Xícara(s) ADES sabor laranja
1/2 Xícara(s) capim cidreira
2 Colher(es) de chá amido de milho maizena.
2 Colher(es) de sopa água

Modo de preparo
1.Coloque em uma panela média o ADES sabor laranja e deixe levantar fervura.
2.Junte o capim cidreira e ferva por mais 5 minutos.
3.Retire do fogo, passe por peneira e retire o capim cidreira.
4.À parte dissolva o amido de milho maizena na água.
5.Junte o ADES sabor laranja com a erva cidreira peneirado e leve de volta ao fogo, mexendo sempre até ferver.

6.Retire do fogo coloque em 2 xícaras e sirva em seguida.

Inovação nas escolas!

Alunos são tutores dos próprios colegas
Quando o assunto é difícil, só a explicação do professor não basta ,  vale recorrer ao colega para uma mão amiga. A tradicional cooperação entre alunos se tornou parte da grade curricular de alguns colégios privados, que montaram projetos em que o estudante é tutor do próprio colega. Essa troca de informações, ajudam no aprendizado e na conquista de autoestima dos jovens.
O  trabalho com alunos tutores, com os ensinos fundamental 2 e médio é uma das vantagens, como  a explicação do conteúdo com uma linguagem mais próxima e exemplos próprios ao universo do adolescente.
O jeito que  os colegas  ensinam  dá mais confiança para aquele aluno com dificuldades.  Quem é supervisionado em uma disciplina pode orientar o amigo em outra. Quem tem menos intimidade com os números, mas se dá bem em História, pode ajudar aos outros. Além de contribuir com os colegas na matéria, a via de mão dupla melhora o convívio dos colegas em sala de aulas. Como tutor e tutorado, se faz amizade, e se fortalece os vínculos, a melhora de autoestima e a aproximação entre os estudantes são  méritos para o projeto.
Os  alunos agendam suas aulas e trocam informações pelo Whats App, e as aulas também servem para troca de dicas. Em São Paulo existe a experiência dos minitutores. A proposta vai além do reforço no conteúdo. Ajuda também a criar competências socioemocionais, como respeito e cooperação mútua, entre os alunos e com o professor.
De acordo com especialistas, transformar o aluno em tutor é produtivo porque cria novas situações de aprendizagem. É  importante alternar papéis: ora está aprendendo, ora está ensinando.
A tutoria deve funcionar como uma estratégia de ensino personalizado, sem receita única de estudos, não pode ser um modismo. É preciso trabalhar a forma como cada criança aprende melhor.  O que não se pode é criar, uma situação de dependência. "Deve-se sempre incentivar a autonomia do aluno."

FONTE: Jornal O Estado de S. Paulo.

Atenção crianças e adolescentes, você sabia...

A internet abre portas para um mundo cheio de coisas boas e fantásticas. Você pode a partir dela estudar, fazer pesquisas, conversar com amigos, jogar, baixar músicas e jogos.
Mas também pode oferecer vários riscos. Você que tem filhos, que é etsudante, fique atento:

- acesse somente sites e conteúdo infantil, juvenil ou escolar;
- não clique em qualquer pop-up que aparece na tela;
- procure não ficar navegando muito na internet;
- evite baixar figuras e fotos de páginas desconhecidas e nunca aceite arquivo de alguém que você não conhece;
- não dê suas informações pessoais, como endereço, nome completo, número do seu telefone e o nome da escola em que você estuda;
- nunca envie fotos suas a desconhecidos nem de sua família;
senhas de emails, sites de relacionamentos e msn são confidenciais;
- nunca marque encontro com alguém que você não conhece pela internet;
 Tomando essas precauções, você estará se livrando de problemas futuros e com a internet.
Quando  perceber algo estranho, chame seus pais, eles saberão o que fazer, para evitar mais problemas.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Janaína Souza procura por parentes em Canindé

Janaina Souza
Janaína Souza está à procura da família da sua mãe que são de Canindé. Ela não conhece ninguém da família dela.
O nome da sua mãe é Maria Chagas de Sousa, conhecida como Consuelo. Ela foi morar em Pernambuco com seu pai Inaldo.
Os pais dela morreram há muitos anos, quando ela ainda era jovem. O nome deles são: Ana Francisca da Conceição e o do pai é José Bernado de Souza. Irmãos e irmãs: Francisco, Romoaldo, Tereza, Diva, Nova, Eliza. Alguns já falecidos. Ela morava na fazenda Santa Luzia.

Quem souber do  paradeiro dos parentes de Janaína Souza, entra em contato conosco!!

Dicas para casa


Remover pelos de animais com luvas de borracha.

Se você tem um gato ou um cão, então tem dificuldades em remover o pelo que eles largam. Não é tão difícil de remover todo aquele pelo. Tudo que você precisa é um par de luvas de borracha. Passe a mão sobre os estofos e os pelos irão aderir à luva.Pronto! Problema solucionado!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Canadá busca profissionais brasileiros

QUBEC


Esta é a sua chance de viver em outro país: a província canadense de Québec está em busca de brasileiros qualificados.
Para estimular o interesse, a província vai promover em março um ciclo de palestras gratuitas para divulgar seu programa de imigração, assim como mostrar as oportunidades de trabalho o país.
A maior demanda por profissionais está em áreas como Engenharia Civil, Informática, Seguro e Serviços Financeiros, Enfermagem, Estatística, entre outras atividades que oferecem boas perspectivas de empego na província. Em janeiro, foi divulgada a lista dos profissionais mais em falta na província.
Em sua visita ao Brasil, o Ministério de Imigração de Québec ministrará palestras, com duração de duas horas, com assuntos que vão desde as perspectivas de emprego e o mercado de trabalho até a tramitação de imigração e processos de integração. O público-alvo são brasileiros que desejam trabalhar e empreender.
Antes de assistir às palestras, é aconselhável preencher on-line uma avaliação preliminar de imigração, também gratuita, que mostrará suas chances de ser selecionado por Québec.
Para se inscrever, clique aqui. As informações sobre local e horário serão confirmadas por e-mail
FONTE: http://www.brasilpost.com.br/

Língua, aprenda sempre um pouco mais...


Gêneros textuais. O que são?
Resultado de imagem para generos textuais fotosResultado de imagem para generos textuais fotos Resultado de imagem para generos textuais fotos
O gênero textual é a forma como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso, temos gêneros textuais diferentes. É importante lembrar que um texto não precisa ter apenas um gênero textual, porém há apenas um que se sobressai.
Os textos, tanto orais quanto escritos, que têm o objetivo de estabelecer algum tipo de comunicação, possuem algumas características básicas que fazem com que possamos saber em qual gênero textual o texto se encaixa. Algumas dessas características são: o tipo de assunto abordado, quem está falando, para quem está falando, qual a finalidade do texto, qual o tipo do texto (narrativo, argumentativo, instrucional, etc.).
É essencial saber distinguir o que é gênero textual, gênero literário e tipo textual. Veja uma breve descrição do que é um gênero literário e um tipo textual:
Gênero Literário – nestes os textos abordados são apenas os literários, diferente do gênero textual, que abrange todo tipo de texto. O gênero literário é classificado de acordo com a sua forma, podendo ser do gênero líricos, dramático, épico, narrativo e etc.
Tipo textual – este é a forma como o texto se apresenta, podendo ser classificado como narrativo, argumentativo, dissertativo, descritivo, informativo ou injuntivo. Cada uma dessas classificações varia de acordo como o texto se apresenta e com a finalidade para o qual foi escrito.
Tipos de gêneros textuais
Existem muitos tipos de gêneros textuais, eles podem ser:
Romance
Conto
Receita culinária
Lista de compras
Carta
Telefonema
Aula expositiva
Debate
Reunião de condomínio
E-mail
Relato de viagem
Lenda
Fábula
Biografia
Seminário
Piada
Relatório científico
Os gêneros textuais são infinitos e cada um deles possui o seu próprio estilo de escrita e de estrutura. Exemplos de gêneros textuais
Diário  – é escrito em linguagem informal, e não há um destinatário específico, geralmente, é para a própria pessoa que está escrevendo, é um relato dos acontecimentos do dia. O objetivo desse tipo de texto é guardar as lembranças e em alguns momentos desabafar. Veja um exemplo:
Carta – esta, dependendo do destinatário pode ser informal, quando é destinada a algum amigo ou pessoa com quem se tem intimidade. E formal quando destinada a alguém mais culto ou que não se tenha intimidade.  A mesma terá diferentes estilos de escrita, podendo ser dissertativa, narrativa ou descritiva. As cartas se iniciam com a data, em seguida vem a saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida.
Propaganda – este gênero geralmente aparece na forma oral, diferente da maioria dos outros gêneros. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda. O texto pode conter algum tipo de descrição e sempre é claro e objetivo.
Notícia – este é um dos tipos de texto que é mais fácil de identificar. Sua linguagem é narrativa e descritiva e o objetivo desse texto é informar algo que aconteceu.

 Resultado de imagem para generos textuais fotos