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terça-feira, 24 de março de 2015

Inovação nas escolas!

Alunos são tutores dos próprios colegas
Quando o assunto é difícil, só a explicação do professor não basta ,  vale recorrer ao colega para uma mão amiga. A tradicional cooperação entre alunos se tornou parte da grade curricular de alguns colégios privados, que montaram projetos em que o estudante é tutor do próprio colega. Essa troca de informações, ajudam no aprendizado e na conquista de autoestima dos jovens.
O  trabalho com alunos tutores, com os ensinos fundamental 2 e médio é uma das vantagens, como  a explicação do conteúdo com uma linguagem mais próxima e exemplos próprios ao universo do adolescente.
O jeito que  os colegas  ensinam  dá mais confiança para aquele aluno com dificuldades.  Quem é supervisionado em uma disciplina pode orientar o amigo em outra. Quem tem menos intimidade com os números, mas se dá bem em História, pode ajudar aos outros. Além de contribuir com os colegas na matéria, a via de mão dupla melhora o convívio dos colegas em sala de aulas. Como tutor e tutorado, se faz amizade, e se fortalece os vínculos, a melhora de autoestima e a aproximação entre os estudantes são  méritos para o projeto.
Os  alunos agendam suas aulas e trocam informações pelo Whats App, e as aulas também servem para troca de dicas. Em São Paulo existe a experiência dos minitutores. A proposta vai além do reforço no conteúdo. Ajuda também a criar competências socioemocionais, como respeito e cooperação mútua, entre os alunos e com o professor.
De acordo com especialistas, transformar o aluno em tutor é produtivo porque cria novas situações de aprendizagem. É  importante alternar papéis: ora está aprendendo, ora está ensinando.
A tutoria deve funcionar como uma estratégia de ensino personalizado, sem receita única de estudos, não pode ser um modismo. É preciso trabalhar a forma como cada criança aprende melhor.  O que não se pode é criar, uma situação de dependência. "Deve-se sempre incentivar a autonomia do aluno."

FONTE: Jornal O Estado de S. Paulo.

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