Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

PNAIC ENTENDA O QUE É..

Os trabalhos já iniciaram no nosso município com o “Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa”.
15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. "A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno. Visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, distrito, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3.º ano do Ensino Fundamental."

Professores do 1.º ao 3.º ano do ensino fundamental em todo país estão recebendo esta formação, para melhor entender o sistema de escrita alfabética - SEA,  para entender a psicogênese da língua escrita, segundo Emília Ferreiro, refletindo sobre Piaget, Lev Vygotsky o teórico do ensino como processo social, bem como entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, onde Magda Soares discorre tão bem este tema.

O objetivo é   levá-los a refletir sobre sua prática diária em sala de aula, ampliando seus conhecimentos sobre  os direitos da aprendizagem, currículo inclusivo, avaliação inclusiva, para uma mudança de postura, entendendo que o educador é um facilitador do conhecimento, um mediador, para trabalhar o lúdico, levar o aluno a pensar, a questionar.

A alfabetização nesta perspectiva leva o aluno a estar alfabetizado e letrado ao final do 3.º ano,  e não apenas decodificando letras.
Alfabetizar nesta perspectiva vai além de ensinar a ler e a escrever.


As aulas estão sendo ministradas no nosso município na Escola  Municipal Maria do Carmo Nascimento Alves, seguindo um calendário, sempre aos sábados. As professoras orientadoras são Ildete Feitosa, Maria da Conceição Viana e Isabel Cristina Bezerra. A professora coordenadora é Telma Cavalcante. 

Mudar às vezes é preciso


Muitas vezes, mudamos porque somos impulsionados por acontecimentos dolorosos. Poucas vezes isso acontece pela simples busca por mudança. Logo, precisamos baixar a  guarda, tranqüilizar o coração e compreender o que aconteceu é a melhor saída.
Você vai mudar, mesmo sem querer, cedo ou tarde, sua vida vai ser modificada, mesmo que você não queira.
Aceitar as mudanças na vida é ser inteligente, flexível.

Apesar da natureza estar em constante movimento, muitas vezes optamos por estacionar. Estacionamos na mesmice e, em nome de uma suposta segurança, e desperdiçamos as  oportunidades que nos são oferecidas.

Reinventar é também  criar o novo. É o que nos dá a confiança de fazer diferente, buscar o desconhecido, olhar para aquilo que até então nos parecia estranho, diferente.
A vida é movimento, metamorfose. Reinventar-se é atribuir significados interessantes ao passado, aceitar a si mesmo e apreciar o caminho para ampliar a consciência .
Estar aberto  para esse processo é o mesmo que abrir as portas para  a vitalidade. Trazemos de volta o senso de valor e utilidade, marca fundamental que fizemos a diferença neste mundo.

Se  freiamos o processo de mudança, experimentamos a automatização do comportamento,  empobrecemos com nossa experiência,  limitamos nossa curiosidade e aprendizagem, caímos na mesmice.

Precisamos nos libertar da acomodação. Mudança não é simples. Mudar é ousar! Ao contrário corremos o risco de morrermos sufocados na nossa própria inércia.
É preciso aceitar a mudança, saber o que queremos, e o que desejamos com toda esta dose de ousadia para mudar sem se arrepender! Estar conectado com o mundo e com as mudanças diárias é muito importante,
para que cresçam os frutos que desejamos. E que possamos dizer ao final de tudo:

“O que antes nos amedrontava agora é ferramenta necessária para nosso cotidiano.”