Pages

quinta-feira, 28 de março de 2013

Estar informado faz toda a diferença!


Você sabia que é uma das obrigações das prefeituras informar a população de seus gastos?
Pois é... deve ser informado à população, com clareza como gasta o dinheiro, prestar contas à população, e ao discutir o orçamento, convocar a população para as audiências públicas. Não é favor, é lei.
 Poucos de nós sabemos disto, que por  exemplo as contas devem estar disponíveis para qualquer cidadão e que devem incentivar a participação  popular na discussão de planos e orçamentos.

quarta-feira, 27 de março de 2013


VAMOS ENTENDER UM POUCO O INGLÊS?

Pois é, a nossa língua como qualquer outra é um pouco complexa, mas também dominar e/ou conhecer um pouco de língua estrangeira não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Algumas dicas são valiosas, por  exemplo o adjetivo beautiful é usado para mulheres, animais e coisas. Para homens usa-se handsome (belo, elegante) ou nice (gentil, amável) . Paul is a handsome boy! E nunca: Paul is a beautiful boy!

Normalmente obtém-se o plural dos substantivos em inglês acrescentando o s ao singular, como boy = boys. Muitas palavras têm o plural irregular como a palavra child (criança) que faz o plural children (crianças).

REFLETINDO....



Engraçado... eu fico só observando a idiotice de muitos, as chatices de alguns tantos e a mediocridade de outros.

O poder efêmero sobe à cabeça como se tudo na vida girasse em torno disto, como se os outros não valessem uma migalha se quer, como se esta vontade soberana de poder não pudesse ser contrariada.

Entristeço-me e pergunto-me por que às vezes meu Deus, eu tenho que me sujeitar, ouvir ou ter que estar próxima a tantas situações, se me conheço, se conheço bem minhas limitações, se conheço bem meus tropeços, fracassos e  fraquezas e sei que não posso ir muito longe, pois se for, me perco, me embaraço, me desmonto! Conhecendo-me bem, vou perder a razão mesmo estando com ela.

“A dor de outros é a minha dor, que não deveria ser assim, não deveria ser por este caminho, mas meus impulsos são bem maiores que me levam a isto.”

Os meus algozes me enfrentam e insistem em me perturbar tentando mostrar que “não sou nada” uma vez, mais outra vez. A reação não é das melhores, mas escolhi silenciar,  e assim vou levando a vida, cobrindo meus pés com a Tua palavra e fazendo um castelo com as pedradas que me atiram... Já comecei a questionar a Deus quando vou ver algo diferente acontecer. Esses dias estava meditando, as acusações de hoje não são diferentes de outrora, de alguns “anos “ atrás.

E me pergunto, será Deus dando corda a algumas pessoas? Será Deus querendo mudar a minha vida mais uma vez e para ter virada tem que ter pedrada?

Não consigo entender este meu Deus e toda vez que tento entender me perco nas palavras, nos fatos, nos atos.... Sou frágil e pequena, mas sei bem quem cuida de mim!!! É uma reflexão, um desabafo apenas, Ele sabe de tudo!!!

 

 

O verdadeiro sentido da páscoa:
 
A origem da páscoa é bíblica e se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao povo de Israel para ser lembrada à sua descendência e cumprida. "Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor". A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. Há  a da libertação do jugo dos egípcios (Êxodo 12:42) "Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito...". O seu significado é bem diverso daquele que o muitos falam: a ressurreição de Jesus.
A páscoa que se comemora hoje não se assemelha nem um pouco com a páscoa bíblica, e que faz parte da Lei que Deus ordenou a Moisés, e que era destinada a  Israel. O nome da Páscoa – Easter,  é derivado do festival pagão da primavera, da deusa anglo - saxã Eostre, e outros costumes  associados  a páscoa como  ovos de páscoa. 
 
A páscoa que foi instituída por Deus,  deveríamos celebrar com júbilo e regozijo a Graça de Jesus, mas infelizmente não é isto o que tem acontecido. Ela tem perdido o sentido.
 
Nos  entristece ao conversar com algumas pessoas e crianças inclusive,   e ao questioná-las  sobre o sentido da Páscoa  dizem que é o dia em que devemos ficar esperando o "coelhinho da páscoa" para comer os "ovos de chocolate”.
Quem nunca deu ou ganhou um ovo de páscoa ? Nas escolas, as festinhas explicam o sentido da Páscoa, dizendo que é por causa de Jesus que nós a comemoramos e distribuem ovos de chocolate. Outro meio que serve para disseminar a  ideia do coelhinho na mente das crianças são os meios de comunicação,  as propagandas que falam sobre os ovos de páscoa. A propaganda infelizmente ajuda a esconder o verdadeiro sentido da páscoa, principalmente para nossas crianças. “Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido." (Hebreus 5:12)
Os protestantes,  denominados evangélicos   não celebram a Páscoa, nem judaica e nem na forma católica.
 Entendem que a figura dessa festa cumpriu-se com a morte de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Celebram a Ceia do Senhor registrada na Bíblia Sagrada. Afirmam que a Ceia do Senhor Jesus substituiu a Festa da Páscoa. O apóstolo Paulo aos cristãos de Coríntios escreve: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." Coríntios 5:7.
Assim como recebestes a Cristo Jesus, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.  Que maravilha, saber que um dia Ele morreu, ressuscitou e tudo isto foi por nossa causa! Não temos outra coisa para nos orgulhar se não esta! Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

DESTRAVANDO A NOSSA LÍNGUA




De acordo com a reforma ortográfica o acento circunflexo é colocado sobre as letras a, e  e o para indicar tanto tonicidade como timbre fechado: dinâmica, pêssego, gôndola e você.

Mas fique atento, não haverá mais  circunflexo: em voo, enjoo, magoo, perdoo, abençoo, abotoo, zoo

Também foi eliminado nas formas verbais: creem, leem, veem, deem e descreem, releem, reveem, preveem, etc.

Hoje não mais usamos na forma flexionada como : abençoar = abençoo.

Devemos lembrar entretanto que as flexões verbais acima pertencem aos verbos crer, ler, ver, dar e derivados. Não têm relação com o verbo vir e ter e derivados como intervir, convir, sobrevir, provir, manter, deter, obter, entreter.

Então as formas têm e vêm da 3.ª pessoa do plural do presente de ter e vir, não sofreram alteração, continuam com o chapeuzinho.  Na flexão dos verbos derivados de ter e vir mantém distinção entre a terceira do singular ( ele mantém, intervém) e a 3.ª do plural (eles mantêm, intervêm)

Você sabia ??


Tudo o que o governo gasta vem dos impostos e taxas que pagamos

Pois é, parte dos impostos federais que pagamos é utilizada diretamente na nossa cidade. Esse dinheiro traz consigo uma série de benefícios para a população. Isto pode melhorar e muito em diversas áreas em nossa cidade,  como por exemplo a merenda escolar, saúde e remédios,escolas, creches, idosos, estradas, postos e barragens, cartão bolsa família e outros.

O dinheiro público é nosso, devemos estar atentos em que ele está sendo gasto.

Ter filhos do sexo masculino pode encurtar a expectativa de vida das mães

 
 
Mães de meninos podem ter vidas ligeiramente mais curtas do que as mães de meninas. Um estudo mostrou que o risco de morte da mulher aumentava em 7 por cento ao ano para cada filho nascido – um efeito pequeno mas estatisticamente importante, pelo menos para a equipe observada composta por aldeãs finlandesas na Escandinávia pré-industrial.
 
Uma lista de fatores pode influenciar a duração da vida da mulher, tais como a riqueza e a nutrição, assim como o número de filhos que ela tenha. O impacto de ter um menino comparado ao de ter uma menina tem maior probabilidade de ser mais profundo em lugares onde recursos como a comida e os cuidados de saúde são ruins.
 
O estudo, que aparece na publicação Biology Letters, baseia-se em uma pesquisa anterior publicada pela mesma equipe no periódico Science há mais de dez anos, que constatou que para cada filho que uma mulher tem, a expectativa de vida é reduzida em uma média de 34 semanas. Em contrapartida, filhas na verdade aumentavam a duração de vida das mães bem ligeiramente (embora não de modo estatisticamente significativo). Em ambos os estudos, os efeitos de encurtamento da vida foram sentidos apenas pelas mães, não pelos pais.

Erik Lindqvist, do Instituto de Pesquisas de Economia Industrial em Estocolmo, que acompanha a duração da vida e os nascimentos na Suécia, não está convencido. 'Nunca conseguimos repetir os resultados', afirmou.
 Grazyna Jasienska, que estuda longevidade e saúde reprodutiva na Escola de Medicina da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, Polônia, acredita que os efeitos dos filhos na duração da vida são certamente reais – e são provavelmente devidos a fatores biológicos, tais como a amamentação.

Outros estudos constataram que meninos podem ser mais onerosos para as mães biologicamente porque eles tendem a ser levemente mais pesados no nascimento do que meninas. E alguns estudos constataram que as mulheres gastam mais energia produzindo leite materno para meninos – embora os resultados de tais estudos tenham sido inconclusivos.

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. Por Zoe Cormier- The New York Times News Service/Syndicate