Pages

domingo, 27 de janeiro de 2013

Canindé de São Francisco/SENa última quinta-feira, 24, aconteceu a reunião dos blogs de Canindé com o intuito de criar uma união entre os Comunicadores Sociais locais que produzem informações através dos seus escritos ou simplesmente reproduzindo material de bom conteúdo para conhecimento público da sociedade local.
Adeval Marques

 
De certo tempo para cá estamos percebemos em Canindé que a sociedade está mais interessada na própria informação local produzida por nós mesmos. A prova disso está, num exemplo evidente, no horário do meio dia quando percebemos que as pessoas param para ouvir os programas de noticiários das rádios locais e ficam a escutarem sobre o que de mais variado está acontecendo em Canindé e na região. Em casa no horário do almoço, no carro, no trabalho, ouvindo via celular ou pela “internet” quando as conexões permitem que possam ser ouvida através dos sites das emissoras é inegável o fenômeno que tem público de todas as camadas sociais.

Outro fato/dado interessante admitirmos é a febre das redes sociais, principalmente o Facebook, que já domina 127 países dos 191 existentes crescerem a cada dia onde novos participantes aderem a rede pelos mais variados motivos no interesse de buscar ou trocar informações locais onde compartilham para interesse de todos. É nesse aspecto que surge a ferramenta mais poderosa da internet em termos de disseminação de informação: os blogs.
 
Essa ferramenta criada e disponibilizada gratuitamente pode ser usada por qualquer um e é. Sempre digo que para criar um blog “basta uma ideia na cabeça e um teclado - computador, laptop ou tipos de celular - à mão”. No começo eram tidos como diários digitais de “adolescentes psicodélicos” e logo passou a ser usado por escritores, pensadores, profissionais de várias áreas, políticos, cientistas, militares, organizações e cidadãos comuns que, ao perceber essa forma de comunicação, fizeram com que a família na “blogosfera” chegasse ao número, só em 2007, dos 112 milhões e hoje, segundo um dos maiores sites de pesquisas no setor technorati.com chegamos a casa dos 200 milhões e continua a crescer principalmente depois que foi inserido a postagens por vídeo e criação de rádio web na plataforma.
Em relação a informação sobre Canindé podemos afirmar que hoje a maioria das fotografias e escritos sobre a região , personalidade, fatos, notícias e outras estão partindo dos blogs. A diferença está no fato de que a informação fica por toda vida na página podendo ser consultada a qualquer momento por quem queira. Caiu na rede já era.
 
O poder dos blogs é tão imensurável que grandes corporações tradicionais detentoras do “papel de imprensa” estão repensando como contra-atacar e não estão conseguindo. O tema é tão complexo que agências de nome mundial, revistas, escritores e vários livros já disseram algo sobre o poder dessa ferramenta admitindo que é impossível competir com eles.
 
Em meio ao mundo dos blogs surge a figura do “blogueiro” mais tecnicamente conhecido e chamado por “Comunicador Digital” que nada mais é do que o cidadão fazendo o papel de “Jornalista Cidadão”. Esse comunicador é aquele que se propõe a escrever sobre determinado assunto na esperança de que sua opinião ou suas ideias chegue onde ele não pode ir e para isso basta uma pequena página escrita contendo ou não uma foto ou um vídeo. Através dos blogs se fazem protestos, manifestações, organizam-se ações, campanhas e denúncias que, pela força das redes de conexão, dos compartilhamentos dos grupos e da união entre si, conseguem resultados surpreendentes.
Segundo afirmou uma matéria do Globo: “Bem mais do que inocentes diários eletrônicos, os blogs hoje representam uma mudança radical no uso da informação. Podem ser perigosos para quem não entende a velocidade e a força dos posts, mas também podem ser uma alavanca de sucesso para quem souber tirar proveito deles.” Acrescente-se nesse ponto a frase: “Ignorar a força da informação pelos blogs é negligenciar uma realidade esmagadora.”

Em Canindé a informação variada, ideias, denúncias, a manifestação livre dos escritos expressando pensamento que contribuem para fazer uma sociedade melhor já é lida por todo mundo e tem público variado. Existe blogs com parcerias em sites, outros blogs e até emissoras de rádio dentro e até fora do estado. Isso implica dizer que o mundo está sabendo o que se passa em Canindé através de nós mesmo ao fabricarmos a nossa própria informação e disseminar por todos os lugares. Com a união fica-se mais forte ainda pelo fato da notícia ser publicada na rede de blogs de Canindé e com isso tem-se mais força e representatividade pelo fato de ser uma rede de informação social através de pessoas responsáveis em fazer a informação.
 
Boa parte da chamada “alta mídia”, especialmente em nosso estado de Sergipe, age de forma vergonhosa produzindo informação com “maquiagem” composta de “ruge” e “batom” com “caras” e “bocas”, “frases” e “flores” no “rodapé” da página. Essa informação produzida de forma mentirosa vem “enlatada” como se fosse numa “caixa de sardinhas” e os prestadores deste serviço estão devidamente identificados. De tanto falar em Canindé tem blog que já chegou a 3 mil acessos dia provando que existe interesse por parte de um público que percebeu a coerência, responsabilidade e veracidade no que é escrito. Cada uma envereda pela linha que quer e assim escreve sua própria marca.
 
O fato é que a ideia de reunir os blogs em Canindé trata-se de um projeto para fortalecimento da comunicação local onde foram colocadas sugestões numa reunião que teve a participação de Genilson Santos, Valdir Inácio, Danny Medeyros, Eduardo Melo, Isabel Cristina e Adeval Marques. Os demais comunicadores Tony Correia, Emanoel Aleixo e o blog Na Forma da Lei confirmaram presença para a próxima reunião que acontecerá em breve. Os resultados e ideias da reunião só serão divulgados oficialmente após a segunda que se dará em breve, contudo, pode-se antecipar que ficou pactuada a união entre os blogs citados onde a segunda chamada deve agregar os demais que não participaram e fortalecer a união entre os blogs de Canindé.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA OU ESCREVE !



Fico lendo e observando algumas postagens nas redes sociais e fico estarrecida como estão sendo usadas. Alguns as usam para xingamentos, brigas, rivalidade, disputa política, exposição e depreciação da pessoa humana por coisas tão banais.

Qualquer assunto é motivo de polêmica, brigas  e dissabores. Religião, futebol, política, dentre outras. Dizem que não se discutem, porém estão enganados!

As disputas não param são: por terra, cargos, partilha de bens, posições sociais, status, moda, dinheiro e até quando os namoros e casamentos são desfeitos. Tudo está exposto na rede e é motivo de exposição ridícula e degradante!

 Observando alguns xingamentos de algumas pessoas a outras, fico me perguntando como é que depois se  cruzam nas ruas, nos supermercados, nas lojas, já que não vivemos numa cidade tão grande. Uma  vez ou outra a gente se cruza! As redes sociais viraram um verdadeiro ringue!!  E vou mais além, a vida é como uma roda que gira, há encontros e desencontros. Hoje estou aqui, amanhã acolá. Hoje estou por cima, amanhã por baixo. Não estamos preocupados com o conceito da dignidade da pessoa humana, muito menos com o nosso.

Qualquer  desrespeito aos direitos fundamentais como ao princípio da dignidade da pessoa é um absurdo. E fica um lembrete: nem os animais, seres irracionais se agridem tanto.

O princípio da dignidade da pessoa humana,  foi elevado a categoria de direito fundamental pela Constituição de 1988, que em seu artigo 1º, inciso III - “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana.

Qualquer  exposição degradante ou ofensa a figura humana, seja com palavras ou com imagens que menosprezem ou ridicularizem;  mesmo que  seja considerada “leve ou sem querer”, mas  que desrespeite a pessoa, será entendido como afronta não só à pessoa ou ao grupo ofendido, mas ao próprio Estado de Direito.

Devemos lembrar que o princípio da dignidade da pessoa humana,  é direito fundamental, e foi conquistado com muito esforço. Deve ser tratados com  atenção pelas autoridades, já que na maioria dos casos, os ofendidos  não tem condições de buscar  na justiça os danos que lhe são expostos. E  o pedido de desculpas e/ou perdão não é suficiente para diminuir a humilhação  imposta  a quem quer que seja.
O conceito de dignidade é algo absoluto, diminuí-lo, menosprezá-lo, desvalorizá-lo, ou  desrespeitá-lo, sobre qualquer pretexto é infantilidade. Todo o cuidado é pouco, pois de vítima você pode passar a ofensor.

“CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA OU ESCREVE !!“

VOCÊ PODERÁ RESPONDER PELO SEU DESRESPEITO TOTAL AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A festa do Pão e Circo

CARNAVAL
 
 O carnaval, tal como o  conhecemos surgiu na Europa, durante a era vitoriana, se espalhou pelo mundo afora, adaptando-se a outras culturas. Todos os anos os brasileiros comemoram, uma festa popular que mistura música, fantasia e muita alegria. Esse é um momento em que as pessoas se soltam e buscam a felicidade nos dias de folia.
 Mas será o carnaval uma festa tão maravilhosa assim…???
 Dizem até que faz girar a economia, que os pequenos comerciantes conseguem vender suas latinhas, churrasquinhos, etc… Se estas pessoas dependessem do carnaval para vender e viver, passariam o resto do ano a ver navios.
 
O carnaval virou negócio sim , “dos ricos”.
Que o digam os camarotes  VIP, as festas privadas, os abadás caríssimos. E quem não tem dinheiro para comprar aquela roupinha colorida vai para a Pipoca!!
 
Você sabia que maioria dos blocos vivem às  custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser o carnaval uma festa democrática? Carnaval só dá lucro para donos de cervejarias, proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos. Para os outros, é só prejuízo!!
 Milhões de reais são pagos a artistas para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa. Mais o povão prefere assim!
 E a quantidade de ambulâncias disponibilizadas numa festa de carnaval para atender aos bêbados que se tornam  valentões e brigam??
Onde estão estas mesmas  ambulâncias o resto do ano inteiro, quando as populações vulneráveis necessitam? E os policiais que estão de plantão nas festas para garantir a ordem no carnaval e, no dia-a-dia, falta segurança para o cidadão de bem ? Você parou para calcular:
·     o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados?
·      quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez por causa desses acidentes?
·      quanto o poder público gastará com as curetagem que muitas jovens se submeterão depois do carnaval, pois sua inconsequência gerou uma gravidez ?
·      quantas DST’s  são transmitidas onde tudo é permitido??
Quando as massas não estão passando fome e possuem algum tipo de distração ou entretenimento, não se preocupam em lutar por mudanças ou pela própria melhoria de vida. Se  acomodam ficam num estado de vivência passividade. A comparação deste modelo empregado na Roma antiga com os dias atuais não é difícil de fazer. O carnaval se encaixa perfeitamente como “circo” .
E como um véu que se descortina,  uma máscara que cai, alguém pode não concordar com o que escrevo aqui, por revelar algumas verdades que encontrei por trás da fantasia do carnaval. QUEM TEM DÚVIDAS, VÁ ATRÁS E COMPARE !!!

domingo, 20 de janeiro de 2013

VAMOS COMPARTILHAR!!! E ACABAR COM ESTA IDEIA



Você sabia que o fumo é perigoso , nocivo, nojento e doentio? O fumar é patético, ridículo e estúpido. É um hábito impuro, repugnante, vil e desprezível. É anti higiênico anti seguro e anti saudável. Se você tem um compromisso com a saúde, acabe com esta atitude.

 

sábado, 19 de janeiro de 2013

VOCÊ SABIA?



Que a bíblia tem livros poéticos? Pois é...  Um deles é os Salmos. Eles nos ajudam a a chegar mais perto de Deus, mais sem dúvida os Salmos tocam profundamente nossos corações, por causa de suas belas e sinceras orações em forma de canções que nos encorajam a ter um relacionamento mais íntimo com Deus.

Nem todos os Salmos foi Davi quem escreveu. Apenas 73. Os outros temos Asafe, talentoso, voltado para as músicas e as profecias, ele era da Tribo de Levi.  Temos os filhos de Coré e Corá, uma família muito talentosa da época. Temos também Moisés, Salomão, Hemã e Etã, ambos sacerdotes ou levitas com vocação e responsabilidade no culto sagrado durante o reinado de Davi. Os Salmos que sabemos que são atribuídos a Davi são os 23,24,25. Moisés o salmo 90,

Você sabia que 50 salmos são anônimos!?

Refletindo....


Chove chuva, chove sem parar!
 

Vem chuva, vem banhar a minha alma, a minha sede, trazendo a alegria, esperança, paz e certeza de vida melhor.

O sertão sorri, o sertão floriu.

O mandacaru em flor não vai ficar triste não.

 Chove chuva, ainda é hora,

O tempo de cantar chegou.

O sertão é nosso chão,

Sertão de terra  água, abundância divina.

Tantas águas do velho Chico que se parecem que não são tuas.

 Dormes triste e acordas feliz.

 Tanto chão que enterras teu gado, poeira, só... sol e dor!

Óh seca tirana, o Deus das luzes socorre o sertão sofrido,

e hoje agradecido canta assim:

  Mais grato a Ti, mais grato a Ti...

.... Mais humilhado e cheio de amor, faz-me mais grato a Ti, mais grato a Ti !!"