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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DICAS VALIOSAS:



 


Você sabia que a melhor idade do sexo é dos 50 aos 59 anos? Pois é... Quem diria não é? Nesta fase é o período da vida em que as pessoas estão mais satisfeitas com a vida sexual, segundo estudo inglês. Os casais estão em época de relaxar, pois não têm mais filhos pequenos, então o prazer é mais intenso, pois as preocupações com os pequenos diminuem.

 


Na Moda
 
A nova tendência é a que brilha!

Peças metalizadas estão bombando nas novelas e nas vitrines. Agora é a vez de ousarmos!! E VAMOS QUE VAMOS! APOSTAR NO BRILHO, DOURADO, PRATEADO E PEÇAS COM “estampa” DE ONÇA

EDUCADORES





ERROS QUE ALGUMAS VEZES NÓS  PROFESSORES EM SALA DE AULA COMETEMOS:
 Utilizar o tempo de aula para corrigir provas

Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou propor que eles confiram as avaliações.

O melhor é evitar. Corrigir provas é nossa tarefar, para que possamos aferir os pontos em que cada um precisa avançar. O momento certo para isso é na hora-atividade.

 Exigir que todos falem :
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
"E você? Quer acrescentar algo?". Os alunos são incentivados a ouvir e a refletir.

 Não desafiar alunos :
Crianças que terminam suas tarefas, ao esperar que os demais acabem, às vezes  atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando e perdem a chance de aprender mais..
Ter uma segunda atividade relacionada a primeira para  os mais rápidos  é uma boa dica.

A turma organiza a sala :
A arrumação de carteiras e mesas para trabalhos em grupo, rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do que das atividades .
 Analisar se a mudança na disposição das carteiras influi no aprendizado. Vale programar arrumações prévias, se os resultados são positivos.

Falar de atualidades e esquecer o currículo :
Abordar o assunto mais badalado do momento por várias aulas pode sacrificar o tempo necessário aos conteúdos.
Dosar atualidades e contextualizar o tema é a melhor solução.

 Atividades manuais sem conteúdo :
Pedir que os alunos façam  lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
O ideal seria propor atividades manuais ligadas a conteúdos curriculares , aproveitando principalmente as aulas de artes.


 Propor pesquisas :
Solicitar  trabalhos individuais sobre um tema sem nenhuma  subdivisão, às vezes torna-se repetitivo, superficial, produções iguais. .
Dividir o tema em outros  e com indicações  do que se deseja pesquisar. A investigação se torna mais profunda e dinamiza a socialização.


É bom lembrar que nem tudo o que está fora do  planejamento é perda de tempo. Questionamentos são provas de interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido e/ou reforçado. Para isto,  vale a pena sim abrir espaço. As atividades reflexivas  auxiliam na aprendizagem .

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DICAS VALIOSAS:


Sua pele resseca no frio?

Tome banhos rápidos e prefira água morna. Ela em temperatura muito alta agride a pele. Use também sabonetes cremosos, de glicerina. Passe creme hidratante também depois em todo o corpo.

SEED REALIZA:

 II Encontro Estadual do Programa Mais Educação

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu na manhã desta terça-feira, 7, no Teatro Atheneu, o II Encontro Estadual do Programa Mais Educação. Na ocasião foram lançados oficialmente o Programa Mais Educação no Campo, o Comitê Territorial de Educação Integral e o Portal do Mais Educação. O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, abriu a solenidade.
"Tratar a educação com o empenho e a responsabilidade que ela merece é uma prioridade do Governo de Sergipe. Por isso, a SEED está promovendo o Encontro do Programa Mais Educação, que tem demonstrado muito êxito nas escolas inseridas nesse programa. Em 2008 tínhamos oito escolas inseridas no Mais Educação. Esse número deu um salto, e atualmente 174 escolas em 58 municípios se inscreveram no programa. Investir na boa educação é contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país", disse o secretário.
A professora Ângela Machado, coordenadora estadual do Programa Mais Educação, não escondeu a emoção durante a realização do evento. "Esse encontro é a consolidação do Mais Educação no estado, que tem contribuído para um ensino mais dinâmico e participativo. Os lançamentos do Mais Educação no Campo, do Comitê Territorial e do nosso portal fortalecerão mais ainda o programa, impulsionando uma política de educação integral em Sergipe", revelou a coordenadora.
Durante o evento, a professora Ana Emília de Castro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou melhor a importância do Comitê Territorial de Educação Integral. "O comitê é uma estratégia de indução para uma política pública de educação integral. Para acontecer esse processo, é necessária a articulação de diversos atores e segmentos da sociedade civil e estatal. Por isso esse apoio que o Governo de Sergipe tem nos dado é fundamental para o êxito do comitê e do Mais Educação", disse a professora.
Educação integral
Quem também esteve presente ao evento foi o professor Antônio Lídio Zambon, coordenador geral de políticas de educação do campo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). "O Mais Educação no Campo está inserido no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), possibilitando levar às escolas do campo uma educação integral que, além do ensino regular, ofereça também atividades esportivas, culturais e relacionadas à realidade local, como produção orgânica, reflorestamento, agroecologia, dentre outras atividades.
Alunos de escolas que já aderiram ao Mais Educação revelaram que o programa é um sucesso e estimula o jovem a permanecer na escola, a exemplo de Kelvin Santana, aluno do Colégio Estadual Barão de Mauá. "Minha escola é excelente, pois, além das matérias comuns, temos aula de reforço e de violão. Passamos mais tempo em companhia dos colegas e dos professores. Fazemos novas amizades e aprendemos mais", disse o aluno.
A professora Maria Cristina Santos, diretora do Barão de Mauá, reitera as palavras do aluno. "É gratificante para o professor ter o reconhecimento do seu trabalho por parte do aluno. O Mais Educação tem proporcionado isso, pois envolve toda a comunidade escolar em projetos e atividades que enriquecem ainda mais o ensino e o aprendizado", disse a diretora.
Portal do Mais Educação
O professor Everton Siqueira, diretor da Coordenadoria de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Codin), fez a apresentação do Portal do Mais Educação. "A magnitude do Mais Educação merecia um portal. Por isso a SEED criou mais essa ferramenta, que terá informações, orientações, documentos e leis e todas as notícias relativas ao programa. O portal é de fácil acesso e está agregado ao portal da Educação", disse o diretor.
Apresentações culturais

Alunos de escolas de Estância inseridas no Mais Educação apresentaram um jogral contando um pouco das ações do programa nas escolas. Já os alunos de escolas de Itabaiana contaram a história do município por meio de dança, música e dramatizações.

Presenças
Compareceram ao evento o deputado estadual João Daniel; a secretária adjunta da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Selma Amorim Santos; o assessor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e Turismo, José Haroldo Barros, além de prefeitos e secretários municipais de educação e assessores da Seed. FONTE * Portal da Educação SEED

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DESCOMPLICANDO A NOSSA LÍNGUA!!


HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS

Você sabe o que é isto??

Leia o texto:

A florista

Na loja de flores

Orquídeas, margaridas,

Cravos, rosas e camélias

Azuis , vermelhas, amarelas,

Varrem para longe o tédio da tarde.


É o campo que invade esse pequeno espaço

Com suas aquarelas

Para a florista

as flores são como beijos

são como filhas

são como fadas disfarçadas

Roseana Murray


Veja bem: flores, orquídeas, margaridas, cravos,  rosas e camélias todas pertencem ao grupo das flores. Estas palavras são hipônimos de flores.

Já a palavra flores  tem um sentido mais amplo, então é o hiperônimo destas outras. Hipônimo tem o sentido mais específico e o  hiperônimo tem o sentido mais genérico. Porém são palavras que pertencem ao mesmo campo semântico.