“ Sem a valorização do
professor, não há qualidade na Educação”
Ele é um dos
defensores do cumprimento da lei do piso, incluindo 1/3 da jornada para a
formação, e aponta que é necessário alfabetizar as crianças até os 8 anos, para
garantir a aprendizagem plena por toda a escolaridade.
É fundamental que o
piso seja atrativo, pois ele motiva o ingresso no Magistério.
Também é importante na lei do piso o
estabelecimento da hora-atividade. Ela não pode ser concebida apenas como uma
reinvindicação sindical. Precisa se traduzir em formação continuada, em troca
de experiência na avaliação dos alunos e principalmente, deve estar associada a um
projeto pedagógico da escola.
Para aprimorar a
qualidade de ensino e diminuir os índices de reprovação e abandono, uma das
iniciativas é o Programa Mais Educação, de ensino em tempo integral.
Com uma jornada
escolar maior, melhora o processo de aprendizagem.
Atualmente 57% dos
municípios brasileiros ainda não têm plano de carreira, então vincular o acesso
a vários programas do Ministério à
adoção do plano é uma alternativa. Não queremos punir, mais incentivar boas
práticas. Antes, vamos equacionar o problema do piso. Superando isso, discutir
a evolução da carreira. Além de ter um bom salário de ingresso, deve-se ter uma
perspectiva de promoção, de crescimento. Como os prefeitos estão em fim de
mandato, essa é uma pauta prioritária em 2013.
Revista Nova Escola maio/2012.
Revista Nova Escola maio/2012.
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