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sexta-feira, 4 de maio de 2012

TRECHOS DA ENTREVISTA COM ALOÍSIO MERCADANTE



 
“ Sem a valorização do professor, não há qualidade na Educação”
Ele é um dos defensores do cumprimento da lei do piso, incluindo 1/3 da jornada para a formação, e aponta que é necessário alfabetizar as crianças até os 8 anos, para garantir a aprendizagem plena por toda a escolaridade.

É fundamental que o piso seja atrativo, pois ele motiva o ingresso no Magistério.

 Também é importante na lei do piso o estabelecimento da hora-atividade. Ela não pode ser concebida apenas como uma reinvindicação sindical. Precisa se traduzir em formação continuada, em troca de experiência na avaliação dos alunos e  principalmente, deve estar associada a um projeto pedagógico da escola.

Para aprimorar a qualidade de ensino e diminuir os índices de reprovação e abandono, uma das iniciativas é o Programa Mais Educação, de ensino em tempo integral.

Com uma jornada escolar maior, melhora o processo de aprendizagem.
Atualmente 57% dos municípios brasileiros ainda não têm plano de carreira, então vincular o acesso a vários  programas do Ministério à adoção do plano é uma alternativa. Não queremos punir, mais incentivar boas práticas. Antes, vamos equacionar o problema do piso. Superando isso, discutir a evolução da carreira. Além de ter um bom salário de ingresso, deve-se ter uma perspectiva de promoção, de crescimento. Como os prefeitos estão em fim de mandato, essa é uma pauta prioritária em 2013.
Revista Nova Escola maio/2012.


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